Os dois fornecedores de inversores dominam o crescente mercado de energia solar doméstica, de acordo com a mais recente tabela de classificação fotovoltaica dos EUA da Wood Mackenzie (2019).
De acordo com a última edição do US PV Leaderboard da Wood Mackenzie, os inversores SolarEdge foram usados em 60,5% das instalações residenciais nos EUA nos três primeiros trimestres deste ano. Isso é mais do que o triplo do concorrente mais próximo da SolarEdge, a Enphase, com sua participação de mercado de 19,2%.
Fonte: Wood Mackenzie US PV Leaderboard, Q4 2019
O mercado atual contrasta fortemente com apenas alguns anos atrás, quando a SolarEdge ainda estava aumentando sua presença no setor solar residencial dos EUA. Em 2013, com apenas 4,5% de participação de mercado, a SolarEdge ficou em quinto lugar, atrás da então líder ABB, Enphase, SMA e Fronius.
Deve-se notar que havia tanta capacidade solar residencial instalada no terceiro trimestre de 2019 quanto havia em todo o ano de 2013. Em outras palavras, o SolarEdge está hoje dominando um bolo muito maior.
Quais são as estratégias empregadas pelos dois principais fornecedores de inversores no mercado solar doméstico dos EUA?
A SolarEdge diferencia seu produto ao combinar inversores monofásicos residenciais com otimizadores CC, enquanto a Enphase fabrica microinversores.
A ascensão da SolarEdge foi complementada por uma consolidação significativa da participação de mercado. A pressão de preços no cenário de inversores levou os fornecedores a sair nos últimos anos, e isso beneficiou principalmente as principais empresas. Outros fornecedores além da SolarEdge e da Enphase detinham mais de 67% do mercado em 2013. No terceiro trimestre de 2019, a participação de mercado desse “outro” grupo caiu para apenas 20,3%.
Não faz muito tempo que a Enphase estava à beira do colapso financeiro. Mas de 2015 a 2017, a empresa fez um esforço conjunto para reduzir seus custos em 50%. A empresa conseguiu não apenas manter-se à tona, mas também aumentou sua receita.
A Enphase recuperou parte da participação de mercado perdida este ano e capturou mais de 20% das instalações residenciais no terceiro trimestre de 2019 – uma conquista de rotina para a empresa em anos anteriores – pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2018.
Passar da fabricação pura de inversores para fornecer serviços de energia mais holísticos é uma estratégia vista em todo o cenário global de inversores fotovoltaicos, mas a SolarEdge e a Enphase são líderes definitivas nesse sentido.
Ambas as empresas continuam a expandir suas ofertas de produtos e lançaram plataformas de energia doméstica nos últimos anos. Essas plataformas são capazes de conectar veículos elétricos, armazenamento solar, medidores inteligentes e eletrodomésticos. Essas tecnologias de borda de grade estão todas prontas para expansão.
Desde 2018, a SolarEdge está em uma onda de aquisições, adquirindo uma empresa de mobilidade elétrica e armazenamento de bateria que contribuirá para sua plataforma de soluções de energia doméstica. Além disso, a SolarEdge fez uma terceira aquisição, uma empresa de fornecimento de energia ininterrupta – um negócio não diretamente relacionado ao espaço do inversor, mas ainda um mercado em crescimento.
De acordo com as táticas voltadas para o futuro da SolarEdge, a empresa desenvolveu uma oferta de software de usina de energia virtual que é compatível com a tecnologia de inversores de todas as empresas, não apenas com a sua. Também lançou o StorEdge, um produto inversor EV.
A Enphase, por outro lado, fez várias parcerias estratégicas para desenvolver seu negócio de módulos AC, que inclui parcerias com SunPower, LG, Panasonic e Solaria. A empresa continua a desenvolver sua solução de energia doméstica.
A SolarEdge e a Enphase conquistaram a maior parte do mercado residencial dos EUA como resultado de movimentos inovadores e voltados para o futuro que as posicionam para atender à crescente demanda por serviços holísticos de energia.