Há muitas coisas para entender quando você está pensando em se tornar solar. De fato, alguns dos conceitos mais básicos em torno dos painéis elétricos gerados, e que usamos, são muitas vezes os mais incompreendidos.
Quando você obtém uma estimativa solar ou lê uma história sobre uma nova usina que está sendo lançada, o tamanho do sistema geralmente é listado em kW. Quando você vê sua conta de energia elétrica, a energia que você usou geralmente é indicada em kWh.
Tal como acontece com termos como AC e DC (corrente alternada e corrente contínua), essas siglas são muito usadas, mas o proprietário geralmente não entende bem o que elas significam. Então, seguindo nosso explicador AC/DC , pensamos que uma introdução a kW e kWh poderia ajudar a reduzir ainda mais o mistério das instalações solares.
Como chegamos a esses termos e o que eles significam?
Medição de Energia: Watts, Amps, Volts
Watts são como medimos a energia elétrica. A energia elétrica, é claro, é o que usamos para fazer funcionar todos os dispositivos que usamos. É também o que os painéis do seu telhado.
Em termos mais simples, um watt é uma unidade de energia elétrica ou potência, esteja você usando ou produzindo. A equação usada para determinar a potência é:
Potência (Watts) = Corrente (Amps) x Fluxo (Volts)
Nos Brasil, a voltagem padrão para suas tomadas é de 127 volts. A energia entra em sua casa em 220 volts (se bifásico) e, em seguida, é dividida em seu disjuntor principal em duas alimentações de 127 volts que são encaminhadas para suas tomadas.
O que é um quilowatt?
Basicamente, tudo com um plugue tem algum tipo de potência que puxa quando está sendo usado. Você provavelmente pode pensar em coisas que têm uso elétrico mais intenso (máquinas de lavar louça, aspiradores, secadores de cabelo, etc.) versus aquelas que usam uma quantidade mais modesta (telas e lâmpadas de LED, torradeiras).
Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 75 watts precisa de um fluxo elétrico de 75 watts para iluminar uma sala. Uma lâmpada LED de 13 watts só precisa de um fluxo de 13 watts para fazer o mesmo trabalho. No lado superior, uma máquina de lavar louça típica consome mais de 1.000 watts; uma secadora de roupas elétrica, mais de 2.000 watts.
Como você provavelmente já deve ter percebido, um quilowatt é simplesmente 1.000 watts. Uma máquina de lavar louça de 1.500 watts puxa 1,5 quilowatts quando está em uso.
O que são quilowatts-hora?
Pegue a lava-louças com potência de 1.500 watts. Como dissemos acima, isso significa que o aparelho usa (ou consome) 1.500 watts, ou 1,5 quilowatts. Passar de quilowatts para quilowatts-hora é simplesmente uma questão de quanto um determinado item é usado.
Se o seu ciclo típico de lava-louças é de 1 hora, cada ciclo usa, você adivinhou, 1,5 quilowatt-hora. Uma secadora de roupas de 2.000 watts com um ciclo de 90 minutos usa 3 quilowatts-hora de cada vez. Em contraste, você teria que manter a lâmpada de 13 watts ligada por 100 horas para usar 1,3 quilowatt-hora.