Para fazer a homologação da energia solar junto à COPEL (Companhia Paranaense de Energia), é necessário seguir os seguintes passos:
Contratar um profissional habilitado: É necessário contratar um profissional habilitado para elaborar o projeto da instalação e realizar a sua execução. Este profissional deverá possuir registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e estar habilitado na área de energia solar fotovoltaica.
Elaborar o projeto da instalação: O profissional habilitado deverá elaborar o projeto da instalação, que deve incluir informações como a potência dos módulos solares, a capacidade do inversor, o sistema de fixação dos módulos, o sistema de aterramento, entre outros.
Solicitar a conexão: Com o projeto da instalação em mãos, é necessário solicitar a conexão da instalação de energia solar à rede da COPEL. Para isso, deve-se preencher o formulário de solicitação disponível no site da companhia e enviar o projeto da instalação juntamente com a solicitação.
Instalação e vistoria: Após a aprovação da solicitação de conexão pela COPEL, a instalação da energia solar pode ser realizada. Após a conclusão da instalação, a COPEL realizará uma vistoria para verificar se a instalação está de acordo com as normas técnicas e de segurança exigidas.
Homologação: Após a vistoria, se a instalação estiver de acordo com as normas técnicas e de segurança exigidas, a COPEL emitirá um parecer técnico favorável à homologação da instalação. Com esse parecer em mãos, é possível solicitar a homologação junto à concessionária.
Aprovação final: Após a homologação, a COPEL fará a aprovação final da instalação de energia solar, permitindo que a energia gerada pela instalação possa ser injetada na rede da companhia. A partir desse momento, é possível fazer a compensação da energia gerada pela instalação com o consumo de energia da unidade consumidora.
Clique aqui para ir a nossa loja e solicite um orçamento grátis.